Bem Vindo à Marisa Cosméticos

Top

Zoom

Toggle Block Social

Detalhes

Estufa Para Esterilização Odontécnica Beta Bivolt

Modelo: ODT3000 Export Line

- Dimensões Externas: 21,5 x 21,0 x 24,0 cm

- Dimensões Internas: Altura 15cm, Largura 11cm e Profundidade 22cm

- Voltagem: BIVOLT / 110 - 220 Volts,

- Potência: 230 Watts

- Capacidade: 4 Litros

- Cor: Branca

- Vedação da porta em silicone

- Fabricado em Aço

- Pintura epóxi

- Termostato com Regulagem

- Termômetro de Precisão

 

O que é esterilização de materiais?

É a retirada total de condições de reprodução da vida, seja a que nível for. Consiste num processo de destruição de todas as formas de vida microbiana, como as bactérias, vírus ( HIV por exemplo e até mesmo os mais resistentes como o vírus da hepatite – HCV ) fungos, etc. 

Como esterilizar corretamente?

1º passo: lave os instrumentais com uma escova ou bucha, esfregando bem com um detergente neutro. Enxágüe bem em água corrente e limpa. Seque com toalha limpa ou papel toalha descartável. 

2º passo: embale o material. Coloque o material a ser esterilizado em: caixa metálica, embalagem própria para esterilização a seco, ou ainda embrulhado ( totalmente e sem aberturas) em papel alumínio. Coloque no máximo 10 instrumentos por caixa ou pacote. 

3º passo: coloque os pacotes ou caixa de instrumentos dentro da estufa, de forma a permitir a livre circulação de ar entre eles, não encostando nas paredes da estufa e não amontoando-os.

4º passo: ligue a estufa e siga as instruções de uso de acordo com o manual de instruções do fabricante do seu aparelho. Preste bastante atenção na relação tempo e temperatura. Nunca abra a porta da estufa durante o tempo de estilização. 

5º passo: guarde ou armazene os pacotes ou caixas com material esterilizado em local limpo e seco. Recomenda-se o prazo de 7 dias de validade ( sem abrir), após este prazo, esterilizar novamente. 

Quanto tempo e em qual temperatura devo deixar o material na estufa para esterilizá-lo? 

O Ministério da Saúde estabelece que os instrumentais devam ficar a uma temperatura de 170º C por 1 hora ou a 160 nº C por 2 horas. Lembre-se: coloque o material na estufa, feche a porte e aguarde a temperatura adequada para marcar o tempo. Não abra a porta durante o tempo necessário para esterilização.

Qual a diferença entre esterilização em estufa e autoclave?

São processos diferente de esterilização. As estufas utilizam o método de esterilização por calor seco, a destruição dos microorganismos ocorre através da temperatura elevada por um tempo pré-determinado, o aquecimento dos artigos se dá por irradiação do calor das paredes laterais e da base da estufa, conseqüente destruição dos microorganismos por um processo de oxidação das células, após a desidratação progressiva do núcleo. 

As autoclaves utilizam o método de vapor saturado sob pressão. Nestas, os microorganismos são destruídos pela ação combinada do calor, da pressão e da umidade, que promovem a termo coagulação e a desnaturação das proteínas da estrutura celular. 

Qual esteriliza melhor, a estufa ou a autoclave? 

Tanto a estufa quanto a autoclave são aprovados pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa. Os dois aparelhos são eficazes para esterilização, apenas utilizam métodos diferentes. Nenhum é melhor que outro, ambos esterilizam de maneira eficaz, é necessário apenas escolher qual melhor atende às suas necessidades e seguir corretamente as instruções de uso do fabricante.

 Quais as vantagens de esterilizar em estufas?

 Não enferruja o material, pois não utiliza água ou vapor para esterilizar não danifica o corte dos instrumentais. 

 

 

Queremos saber sua opinião

Produto: Estufa Para Esterilização Odontécnica Beta Bivolt